Estudantes da zona rural de Floresta, no Sertão de Pernambuco, que se deslocam para Serra Talhada e Belém do São Francisco estão enfrentando sérios problemas com a falta de transporte escolar. A suspensão do serviço, que afeta especialmente os alunos que dependem do transporte gratuito fornecido pela Prefeitura, já dura desde a semana passada, com a paralisação geral iniciando na última segunda-feira (2). O caso foi formalmente registrado na Promotoria de Justiça na manhã desta quarta-feira (4).
De acordo com motoristas que preferiram não se identificar por temerem represálias políticas, o motivo da paralisação seria o atraso no pagamento dos salários, que já ultrapassa dois meses.
“Este descaso com a falta de transporte escolar, em pleno fim de ano e durante o período de provas, já acontece há mais de três anos. Ninguém toma uma providência. Viemos ao Ministério Público para cobrar uma solução definitiva. Isso está prejudicando a educação dos nossos filhos”
Desabafou Natália, mãe de um estudante da comunidade Jardim, que chegou a perder uma prova do SAEPE devido à falta de transporte.
Além dos estudantes da zona rural, universitários que dependem do transporte gratuito para estudar em Serra Talhada e Belém do São Francisco também estão sendo afetados. Desde segunda-feira, eles têm sido obrigados a procurar alternativas para garantir a continuidade do ano letivo. Embora ainda não haja um número exato de alunos prejudicados, o problema é urgente e exige uma solução imediata.
Assista a reportagem completa gravada ao vivo nesta quarta pelo jornalista Elvis Lima em Floresta, PE:
ESTRADA EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES – Comunidades como o Jardim e Bonito são algumas das mais prejudicadas visto que a estrada viscinal que dá acesso a essas comunidades está em péssimas condições pela falta de manutenção e dificulta ainda mais o transporte dessas crianças. Segundo os pais, alguns alunos na semana passada chegaram a andar a pé ou de moto cerca de 4k até a rodovia PE-360 pois o ônibus não estava entrando na comunidade.
Com a palavra a Prefeitura Municipal de Floresta.
Fonte: Blog do Elvis.